Epub

Criar um livro em epub, partindo do zero, usando só o Bloco de Notas (ou o xed, no Linux Mint), compactando tudo no final? Nem pensar! Criar um fluxo de trabalho em que o resultado final seja um epub correto, utilizando ferramentas de código aberto simples e eficazes? Aí está algo em que podemos pensar…

Vou registrar minhas angústias de criação de livros no formato epub aqui nesta página. Embora o W3C tenha publicado a nova versão 3.3 do Epub em 2 de janeiro de 2025, é notória a ausência de livros e tutoriais que esclarecem como a coisa toda é feita na prática. A exceção fica por conta do Sigil, um software que devo usar no processo, juntamente com meu querido Asciidoctor, talvez a melhor ferramenta de criação de livros que encontrei nas últimas três décadas.

Os resultados dessa jornada serão publicados aqui, morosamente, segundo um cronograma bizarro que tenho em mente. É um aprendizado infinito, esse o do domínio da tipografia digital, sempre em evolução e acenando insistentemente com a obsolescência programada das múltiplas ferramentas com que trabalhamos…

Dá uma olhada nisso:

  • Asciidoctor: o início, o meio e o fim, em uma só tacada
  • Sigil: o editor