O que é isso, o LaTeX?

Até onde minha compreensão desses assuntos alcança, acredito que a melhor maneira de responder a essa pergunta é com um exemplo.

Suponha que, por algum motivo obscuro, eu precise gerar um PDF com um trecho do livro Investigação sobre o entendimento humano, do filósofo David Hume (1711-1776), um dos meus favoritos:

A filosofia moral, ou ciência da natureza humana, pode ser tratada de duas maneiras diferentes; cada uma delas tem seu mérito peculiar e pode contribuir para o entretenimento, instrução e reforma da humanidade. A primeira considera o homem como nascido principalmente para a ação; como influenciado em suas avaliações pelo gosto e pelo sentimento; perseguindo um objeto e evitando outro, segundo o valor que esses objetos parecem possuir e de acordo com a luz sob a qual eles próprios se apresentam. […] Os filósofos da outra classe consideram o homem mais um ser racional que um ser ativo, e procuram formar seu entendimento em lugar de melhorar-lhe os costumes.

O melhor que posso fazer, e falo isso com mais cândida sinceridade, é digitar tudo no LibreOffice e exportar diretamente como PDF. Assunto encerrado.

No entanto, quando desejo utilizar o LaTeX, preciso cercar o texto com algumas instruções da linguagem LaTeX (em negrito, abaixo) para produzir o seguinte:

\documentclass{article}
\begin{document}
A filosofia moral, ou ciência da natureza humana, pode ser tratada de duas maneiras diferentes; cada uma delas tem seu mérito peculiar e pode contribuir para o entretenimento, instrução e reforma da humanidade. A primeira considera o homem como nascido principalmente para a ação; como influenciado em suas avaliações pelo gosto e pelo sentimento; perseguindo um objeto e evitando outro, segundo o valor que esses objetos parecem possuir e de acordo com a luz sob a qual eles próprios se apresentam. [...] Os filósofos da outra classe consideram o homem mais um ser racional que um ser ativo, e procuram formar seu entendimento em lugar de melhorar-lhe os costumes.
\end{document}

Esse novo texto, assim alterado, é chamado de código-fonte. O próximo passo é processar o código-fonte com um outro programa, chamado de compilador LaTeX, que produz o PDF a seguir:

Não ficou ruim, mas vejo problemas: a palavra “considera”, no final da terceira linha, não está separada direito, e a primeira linha está indentada, como se eu tivesse pressionado a tecla TAB no início do texto. Como resolvê-los?

Esses são problemas que precisam de solução. Antes deles, porém, uma outra questão se mostrar mais premente: tenho que dominar uma linguagem de programação para produzir textos com o LaTeX. O que significa a instrução \documentclass{article}? O que significam aquelas outras instruções que parecem formar um par, \begin{document} e \end{document}?

Tudo isso me deixa ansiosamente perplexo. Com medo, mas, ao mesmo tempo, excitado. Vou começar do começo e falar das ferramentas que utilizei para gerar o PDF.