TikZ

A TikZ é a mais útil, simples e flexível linguagem de programação voltada para a criação e o desenvolvimento de gráficos e diagramas dentro do universo TeX.

Esta página é dedicada aos bravos e sofridos programadores de ilustrações, vidas frágeis marcadas por veleidades artísticas e obsessões gráficas.

Links

A seguir, alguns links que encontrei depois de uma busca desleixada. Um conselho: use um tradutor online para as línguas que você não conhece ou faça uma busca por semelhantes em português. Tem coisa muito boa por aí.

Livros

Os dois livros gratuitos mais interessantes que encontrei são duas opções um tanto óbvias no ramo:

Tutoriais

Pacotes e bibliotecas

Pacotes (packages) e bibliotecas (libraries) são extensões da linguagem que facilitam muito a criação de ilustrações. Em vez de criar penosamente do zero, você pode aproveitar o trabalho de pessoas dedicadas que resolveram o mesmo problema que o seu e que disponibilizaram solução suada para a comunidade.

  • CTAN – PGF & TikZ – Lista quase exaustiva de todos os pacotes disponíveis para TikZ no Comprehensive TeX Archive Network (CTAN), a rede de arquivos oficial de todas as coisas (La)TeX.

O que mais?

Menti para você! Não fiz uma busca desleixada e colhi links aqui e ali apenas para criar esta página. O que você vê acima é o melhor que existe para se aprender a TikZ. Tem mais, mas aquilo lá é o suficiente.

Mantenho uma relação próxima de mais de década com algumas algumas obras, como o manual e o livro em francês. Por isso posso dizer seguramente: você não precisa de mais nada, a não ser, talvez, o livro TikZ passo a passo que ando escrevendo…

TikZ passo a passo

Consegui sobreviver às muitas tragédias da pandemia. Como milhões de brasileiros e brasileiras, fiquei doente e perdi parentes queridos. Mesmo depois de tudo, continuo com a impressão de que estamos apenas descansando para o próximo desafio. Será climático?

Foi nesse momento terrível que comecei a escrever um livro sobre a TikZ, como distração. Foram oito capítulos bem densos que agora preciso rever, reformular e simplificar um pouco. Já produzi dois livros sobre como criar ilustrações através de código. Este será o terceiro.

Dentre as decisões de planejamento para essa reforma textual, resolvi reescrever tudo com um tom mais descontraído e pessoal, por puro prazer e satisfação, no tempo livre que me resta quase sempre preenchido por navegações inconsequentes nessa internet que não se cansa de me vigiar e de roubar a minha já tão escassa e vacilante atenção.

Uma novidade: reescrevo esse livro exclusivamente em Asciidoc!

E o livro, em andamento, pode ser encontrado aqui.