Por volta de 1.650 a.C., um certo escriba egípcio chamado Ahmes (ou Amósis) finalizou aquela que seria não a mais antiga, mas a mais notável obra de matemática egípcia de que temos conhecimento: um livro escrito sobre uma imensa folha de 5,5 metros por 30 cm de altura, feita com tiras prensadas do caule de…
Apenas um matemático em toda a história foi capaz de emprestar seu nome a dois importantes conceitos e ter o título de seu principal livro como o nome de toda uma ciência: Abu Jafar Muhammad ibn Musa al-Khwarizmi (c. 780 – c. 850). De seu nome, também escrito em português como Alcuarismi, temos as palavras…
Não é a primeira vez que escrevo sobre uma personalidade que ainda me enche de admiração e respeito. Alcuíno de York (735 – 804), o “Ministro da Educação e da Cultura”, por assim dizer, do imperador Carlos Magno (742 – 814), foi uma figura central na reorganização dos conhecimentos medievais, uma mescla de conhecimentos da…
Já fazem 35 anos desde que, pela primeira vez, terminei um curso completo de esperanto – a leitura do Esperanto sem Mestre – e tive minha primeira conversação. A partir de então, depois de centenas de livros, depois de centenas de contatos com pessoas de todo o mundo, depois de intensa atuação no movimento esperantista,…
“The history of invented languages is, for the most part, a history of failure” Arika Okrent. In the land of invented languages, p. 12. A história das línguas inventadas é, em sua maior parte, uma história de fracasso. Assim escreveu a linguista norte-americana Arika Okrent em seu interessantíssimo, bem escrito e muito bem fundamentado livro…
Sempre é bom tentar entender e interpretar o capitalismo a partir de múltiplas fontes e perspectivas. Nem sempre conseguimos ter clareza do que esse modo de produção realmente é, mas quase sempre conseguimos perceber e apontar os principais problemas que ele gera. O site fixcapitalism.com propõe uma maneira um tanto ingênua de “consertar” os 14…
O mundo da tipografia digital, na visão de seu utilizadores, principalmente os das ciências exatas, se reduz a usar o LaTeX para a criação de textos científicos. No entanto, ótimos sistemas alternativos estão disponíveis, como o ConTeXt.
As Proposições para aguçar os jovens foram compiladas ou escritas por volta do ano 800 por Alcuíno de York (738-804). São 53 problemas recreativos de aritmética, álgebra, geometria e lógica, muitos das quais estão na origem de diversas áreas da matemática contemporânea.