00 – Introdução

Como dito, este é um livro modesto sobre meu lento processo de (re)aprendizagem da linguagem TikZ. É um livro essencialmente prático, minimalista, com muitas imagens e pouca teoria, estruturado segundo as dúvidas que fui tendo enquanto ia programando.

Creio que, diante do anúncio da aridez verbal nas demais páginas, algumas palavras sobre a TikZ poderão ser de alguma valia.

O que é TiKZ?

TikZ é uma linguagem de produção de gráficos vetoriais que parte de uma descrição algébrica desses gráficos. Em palavras leigas, a TikZ é uma linguagem de programação que produz gráficos.

Foi criada por um professor da Universidade de Lübeck, na Alemanha, chamado Till Tantau. A intenção do criador foi facilitar a criação de ilustrações no universo das linguagens tipográficas derivadas da mítica (e obsoleta) linguagem TeX de Donald Knuth.

A TikZ é programada em uma outra linguagem, chamada PGF. A PGF, por sua vez, é programada diretamente em TeX. Temos, portanto, duas camadas de linguagem sobre a TeX: TikZ | PGF | TeX.

Apenas como curiosidade, TikZ é um acrônimo recursivo de TikZ ist kein Zeichenprogram, uma frase em alemão que significa “TikZ não é um programa de desenhar”. Seu criador, o tal professor Till Tantau, era um alemão com senso de humor nerd que deixou bem claro que com a TikZ você não vai desenhar. Vai programar.

Se os quatro últimos parágrafos em nada acrescentaram em sua compreensão do que seja a TikZ, ignore-os e acredite em suas próprias capacidades intelectuais para formar uma opinião consistente. Foi exatamente o que fiz para aprender tudo isso e vir aqui depois para (preguiçosamente, não se esqueça!) escrever para você.

Como aprender?

Você pode continuar por aqui ou aceitar as sugestões do prefácio. Como, em geral, há sempre uma meia dúzia de boas referências sobre a TikZ em qualquer língua, não será difícil para você encontrar bons tutoriais em português.

A vantagem de continuar aqui é que você verá muitos gráficos, passo a passo construídos e brevemente comentados. Melhor assim?

Sobre o LaTeX

Você precisa saber um mínimo de LaTeX para operar com a TikZ. Pensando nisso, escrevi um página com o mínimo do mínimo necessário para você começar:

Você já sabe operar com a LaTeX? Ótimo! Pode prosseguir.

Sobre a matemática necessária

Haverá matemática neste livro! Mas não muita: pressuponho que meus leitores sabem marcar pontos em um sistema cartesiano e que estejam pelo menos cursando o ensino médio. Tudo o mais eles devem ter visto no ensino fundamental. Se esqueceram, sem problema: a gente vai dando um jeito pelo caminho.

Mas devo confessar que escrevo, em verdade, para estudantes de exatas de cursos universitários e para professores que desejam criar material didático. E, além desse grupo, escrevo para um nicho ainda mais específico: os nerds de todas as idades, com ou sem qualificação nenhuma, que adoram desenho, matemática e computação, tudo junto e misturado, e sentem um imenso prazer em desenhar digitando código em qualquer linguagem de programação!

Boas ilustrações!