01 – Preparando e testando o ambiente

Crio minhas ilustrações em um ambiente de trabalho composto por uma distribuição LaTeX e pelo editor de códigos Texmaker. Como obtê-los?

Instalando o LaTeX

As duas distribuições LaTeX mais comuns e aconselhadas são:

  1. MiKTeX, que roda no Windows, ou
  2. TeX Live, que roda tanto no Windows quanto no Linux.

A instalação de uma ou de outra é bem simples:

  • no Windows, basta acessar o site miktex.org, fazer o download do programa e instalá-lo como de praxe;
  • no Linux, você deve instalar a TeX Live, encontrada nos repositórios de software de sua distribuição. Caso esteja usando a Ubuntu ou derivadas, digite no terminal de comandos:
sudo apt install texlive texlive-pictures texlive-latex-extra

Instalando o Texmaker

O Texmaker é um editor gratuito de LaTeX, que pode ser encontrado em seu site oficial. Há versões para Windows, Linux e Mac. Faça o download para sua plataforma e instale-o em seu computador.

Este é o editor que uso para realizar todas minhas ilustrações por um único motivo: ele facilita a exportação das imagens geradas para o formato PNG, que é o que uso aqui nestas páginas.

Há outros melhores? Certamente! Usei muito o KTikZ no passado, mas esse é um programa com mais de 10 anos e está sem atualizações. Ainda assim, funciona perfeitamente.

Testando o ambiente

Vamos testar a funcionalidade de nossos programas. No Texmaker, crie um novo arquivo no menu “Arquivo” e digite nele a estrutura básica do programa LaTeX que será utilizado para criar as figuras em TikZ:

\documentclass[tikz]{standalone} 
\begin{document}

\end{document}

A tela de seu computador deve estar agora com a seguinte aparência:

Fig. 1.1 – Tela inicial do Texmaker

Salve esse pequeno programa com algum nome através da opção “Salvar como” do menu “Arquivo” no Texmaker.

Agora, acrescente estrutura básica de uma ilustração em TikZ. Elas são as seguintes linhas em negrito exatamente como indicadas abaixo:

\documentclass[tikz]{standalone} 
\begin{document}
\begin{tikzpicture}

\end{tikzpicture}

\end{document}

Toda ilustração em TikZ será programada dentro dessas linhas! O que você vê acima é o programa mínimo que vamos utilizar durante este livro.

Como primeiríssima ilustração, vamos desenhar uma malha quadriculada, um instrumento de trabalho que usaremos com frequência. Acrescente a linha em negrito a seguir dentro da estrutura da TikZ:

\documentclass[tikz]{standalone} 
\begin{document}
\begin{tikzpicture}
\draw (0,0) grid (5,5);
\end{tikzpicture}
\end{document}

Salve esse programa. Para visualizar o resultado, tecle F1. Você deve estar vendo a seguinte tela:

Fig. 1.2 – Imagem gerada no Texmaker

O quadriculado parece grande demais. Mas basta ajustar a porcentagem de visualização para 100%, em uma caixa de seleção logo acima da figura. Troque para outros valores até ajustar para o tamanho que você deseja. Se o tamanho 100% não for atingido logo na primeira mudança, tente 50% ou 75% e depois novamente 100%. Esse é um pequeno bug no Texmaker, facilmente contornável.

Para salvar a imagem, clique com o botão direito sobre ela e selecione, no menu que aparece, a opção “Converter a página para imagem png“. Salve-a em alguma pasta de seu computador. Agora você pode inserir essa imagem em qualquer texto que desejar.

É exatamente assim que faço com todas as minhas ilustrações.

Próximo capítulo